Antes de desdobrar os planos estratégicos em táticas e ações operacionais, a empresa precisa avaliar se há clareza e engajamento diretivo entre o corpo profissional, os líderes e os parceiros. Caso contrário, cada um terá uma interpretação do caminho a seguir e sua empresa certamente terá desorganização e conflitos. Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender melhor como oficializar os pilares da sua organização em um grupo de informações que servirá para que todos pensem igual e saibam “quem” a sua empresa é.

Ideologia

A Ideologia Corporativa é um registro simbólico que representa o posicionamento da sua empresa frente a questões existenciais. É a identidade da sua empresa, como você quer que ela seja percebida e se relacione.

Desdobrando-a em temas focais como negócio, missão, valores e visão, grupos informativos que compõem a ideologia corporativa, você terá mais garantia e segurança de que os pilares da sua empresa são claramente entendidos por todos, evitando-se, assim, discussões ideológicas e, certamente, otimizando seus ganhos em competitividade.

Negócio

É a orientação detalhada do que é explorado, das atividades desenvolvidas e dos fins esperados que criarão a oferta para atender às necessidades e aos desejos do cliente.

Por exemplo, o negócio da Google: Serviços online e softwares inteligentes e relevantes, hospedando e desenvolvendo uma séria de serviços e produtos baseados na Internet, gerando lucro, principalmente, por meio de publicidade.

Missão

A missão é essencialmente, a descrição do propósito maior pelo qual a empresa existe. Ela é um registro fundamental para a estruturação das diretrizes organizacionais, porque torna os objetivos da empresa mais claros. A missão também ajuda a evitar que a organização e os respectivos colaboradores e os parceiros projetem propósitos secundários conflitantes, pois, ao estruturá-la, ficam assegurados que os objetivos e propostas precisam ser compatíveis e complementares, evitando-se, assim, desperdício de recursos.

O seu cliente também deve conhecer a sua missão, o que ela oferece a ele e como ela pode ajudar a resolver seus anseios. Geralmente, aconselha-se que ela seja sucinta e suficientemente clara.

Por exemplo, missão da Google: A missão do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Valores

Assim, como para nós, os valores da empresa são os registros de suas crenças e defesas, do que é importante ou não, do que é certo ou errado e dita como ela se relacionará com os agentes que fazem parte de seu meio, tais como governo, fornecedores, funcionários, parceiros, investidores e sociedade. Por ser tão importante para quem os possui, sugere-se para as empresas que os processos de seleção e de avaliação de desempenho tenham métodos que consigam verificar se os valores que os profissionais possuem têm sinergia com os valores da empresa. Isso é crítico para manutenção das diretrizes organizacionais.

Por exemplo, estes são os valores da Google:

  • É melhor fazer uma só coisa muito, muito bem.
  • Rápido é melhor que devagar.
  • A democracia na web funciona.
  • Você não precisa estar em sua mesa para precisar de uma resposta.
  • Você pode ganhar dinheiro sem ser mau.
  • Há sempre mais informações em outros lugares.
  • A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras.
  • Você pode ser sério sem um terno.
  • Ótimo não é bom o suficiente.

Visão

A visão faz referência aos objetivos futuros para qual a empresa direciona seus esforços, expõe aonde ela quer chegar. Essa visão futura fornece fundamentos para o planejamento, organização e motivação que construirão ações alinhadas de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, a visão da Google: A utilidade e a facilidade de uso do Google o tornam uma das marcas mais conhecidas do mundo, quase totalmente divulgado por meio do boca a boca de usuários satisfeitos.

Este conjunto de diretrizes moldam o comportamento das partes envolvidas dentro e fora da empresa, formando a sua cultura organizacional. Devemos levar também em conta o contexto histórico e cultural que a empresa está inserida, pois a cultura organizacional é influenciada por aqueles que a vivenciam e deve possuir flexibilidade para acompanhar o dinamismo da sociedade e mercado.

Também é importante destacar que o comportamento dos líderes da organização se torne um modelo encorajador aos funcionários que se identificam com seus valores e convicções e, por isso, se tornam promotores ou detratores dela.

Sua empresa tem uma ideologia clara e é divulgada a todas as partes interessadas? Deixe um comentário e conte-nos como a ideologia da sua empresa é trabalhada.


A Molde é uma empresa que dedica seus esforços para apoiar organizações empresariais a alcançar novos patamares de competitividade de mercado e acreditamos que esse objetivo se dá por meio de pilares que promovem a estabilidade operacional, a inteligência estratégica e a inovação da oferta. Certamente iremos encontrar o caminho ideal para que a sua empresa alcance esse novo patamar de competitividade!