Vivemos em um mercado no qual empreendedores são considerados profissionais que merecem admiração e respeito. Mas, por qual motivo? Se, segundo fontes do IBGE, 60% das empresas abertas no país fecham com menos de 5 anos? Simples, se pensarmos em todas as adversidades que a nossa economia, nossa política, nosso sistema tributário e outros elementos do nosso contexto impõem direta e constantemente sobre eles, teremos a clara resposta.

E o que fazem esses pequenos empreendedores que dão certo? Em síntese, otimizam suas empresas, deixando-as organizadas em diferentes esferas, para que os benefícios da inteligência e da boa gestão se sobressaiam aos malefícios consequentes de fatores externos. Nesse artigo, abordaremos 9 pontos que geralmente levam os pequenos negócios a prosperarem.

Planejamento de Médio e Longo Prazo

O primeiro pensamento que temos de implementar é que não devemos viver um dia após o outro. Você, certamente, ao criar um negócio, pensa em um futuro de conquistas que, como qualquer futuro, precisa de um caminho para se chegar até ele. Um planejamento estratégico de médio e longo prazo é um projeto de pavimentação dessa estrada, que deve ser construído pelos proprietários e, preferencialmente, utilizando as melhores ferramentas, métodos e tecnologias disponíveis que servirão como uma bússola durante essa trajetória.

Consultoria em Legislação

Conforme mencionado no início deste artigo, um dos principais fatores que prejudicam os pequenos empreendedores é a complexidade da nossa legislação. Para confrontar esse fator negativo, é necessário ter em seu modelo de operação uma área ou um parceiro que detém conhecimento sobre o assunto, para servir como orientador do negócio e evitar que você caia em armadilhas desse mar turbulento de leis no qual vivemos. Se já não possuir este conhecimento aliado ao seu negócio, procure um prestador de serviços, converse com ele, explique suas necessidades e anseios e tente um acordo de oferta de serviços por um preço justo para todos.

Capital de Giro

Muitos dos pequenos negócios começam sustentados por um sonho. E esse fator é com certeza o que dá mais força de vontade e motivação ao longo do tempo. Mas, não é só de sonhos que viverá um negócio, precisamos de dinheiro para operar e é aí que muitas empresas erram. Não sabem ao certo quanto custa sua operação, quanto e quando recebem de seus clientes, quanto e quando pagam seus fornecedores. E a resultante desses números e prazos, às vezes, fazem com que as empresas precisem se endividar para continuar operando. Agora, adquirir uma dívida para crescer é muito diferente de adquirir uma dívida para existir. Se essa segunda opção está ocorrendo com você, é urgente a sua necessidade de melhorar o controle financeiro da empresa.

Motivação de funcionários

O microempreendedor precisa se lembrar a todo instante de que um sonho grande não é construído de um dia para o outro. Assim, como não é construído por uma só pessoa. É fundamental ter um time engajado e competente trabalhando pela a sua empresa. Nesse ponto, é importante entender que todos nós temos um sonho, então, conheça os sonhos de seus funcionários e construa um caminho de sucesso no qual todos – você, sua empresa e eles – trilharão de mãos dadas e com garra, pois sabem que haverá uma chegada vitoriosa para todos.

Baixo valor agregado da marca

Hoje, existem pouquíssimos mercados sem concorrência e muito, provavelmente, sua empresa não está em um deles. Por essa razão, você precisa responder a uma pergunta crítica para o sucesso. Por que seus clientes escolheriam a sua marca e não a do concorrente? Você precisa incessantemente buscar uma resposta bem clara e verdadeira para essa pergunta e a resposta não pode ser dada de acordo com o seu ponto de vista. Precisa ser dada de acordo com o ponto de vista do cliente. Para não oferecer apenas “mais do mesmo”, busque uma resposta para essa pergunta. E não há forma melhor para encontrá-la que perguntando abertamente ao seu próprio cliente.

Estratégia de marketing

Você alguma vez já consumiu algo de uma empresa que você nunca viu ou ouviu falar? É claro que não. Para crescer, sua empresa precisa ser vista, entendida e “comprada” por alguém. Agora, faça isso com inteligência, invista seu tempo e recursos para aparecer para o seu público-alvo que são aqueles que possivelmente “comprarão” sua proposta de valor por uma necessidade ou similaridade de pensamento e, consequentemente, consumirão seu produto ou serviço.

Controle financeiro

O dinheiro sempre será o X da questão. Dos sonhos nascem nossos negócios, mas a verdade é que é com o dinheiro que eles terão força para superarem a maioria das adversidades. Você precisa ter os números do seu negócio sempre na ponta do lápis para segurança e controle do presente, além de garantir a você a possibilidade de desenvolver planos futuros. E este segundo ponto certamente é um fator crítico de sucesso para um empreendedor: ter a capacidade de usar dados (que por si só não significam nada) para gerar informação relevante e novos conhecimentos para moldar estratégias e aumentar a competitividade do negócio.

Organização de processos e operações

Particularmente, este é um dos pontos mais belo de se ver em uma empresa. Uma operação organizada, rodando com eficiência, gerando pouquíssimos erros e desperdícios e com todos os funcionários engajados, sabendo exatamente qual o seu papel no todo e como executá-lo da melhor forma. Os impactos positivos disto são os mais diversos: maior faturamento, menores custos, melhor clima organizacional, maior agilidade, maior qualidade de entrega, clientes, fornecedores e investidores mais satisfeitos, etc.

Negócio voltado para resultados

Visão de longo prazo, controle financeiro, sucesso em marketing, operações otimizadas. Como saberemos se tudo isso está acontecendo ou não? Com KPIs (Key Performance Indicators) gerenciais e estratégicos. Indicadores gerenciais são aqueles utilizados para monitoramento da eficiência operacional, geralmente, ligado a tempo, qualidade e custos. Já os indicadores estratégicos medem os resultados corporativos e, geralmente, estão vinculados aos planos estratégicos.

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A Molde é uma empresa que dedica seus esforços para apoiar organizações empresariais a alcançar novos patamares de competitividade de mercado e acreditamos que esse objetivo se dá por meio de pilares que promovem a estabilidade operacional, a inteligência estratégica e a inovação da oferta. Certamente iremos encontrar o caminho ideal para que a sua empresa alcance esse novo patamar de competitividade!