Dando sequência ao artigo Bases para saúde financeira de Pequenas e Médias Empresas – Artgo I, vamos entender neste segundo momento o que é o tão falado Capital de Giro e aprender por que ele é tão famoso assim. Já ouviu falar de empresas que, mesmo gerando lucro, quebraram? Pois é, a falta de Capital de Giro pode ter sido o problema que ocasionou esse fato. Sem ele, um negócio pode fechar as portas mesmo que ele tenha mais receitas provisionadas do que despesas.

Capital de Giro

O Capital de Giro é a resultante do valor disponível no Ativo Circulante, ou seja, recursos com liquidez que uma empresa dispõe menos o valor registrado no seu Passivo Circulante, ou seja, dívidas de curto prazo. Geralmente, esse resultado estará disponível no seu provisionamento de caixa, contas correntes e estoque de produtos acabados, e precisa, necessariamente, ser um valor suficiente para quitar as obrigações da sua empresa em um determinado período futuro.

Com o devido gerenciamento do Capital de Giro na sua empresa, você conseguirá desenvolver algumas forças para contornar problemas e moldar o ambiente ao seu redor da forma mais adequada aos seus objetivos, como:

  • Apoio contra sazonalidades de vendas, o que é muito comum em alguns nichos de mercado, como sorveterias no inverno, hotelaria em meses de período letivo, agências de turismo no mesmo período, fábricas de agasalhos no verão e tantos outros.
  • Apoio contra fatores externos não previstos, como aumento repentino de custos de produção, variações cambiais, queda das vendas por fatores atípicos e inadimplência de clientes.
  • Apoio como força de negociação com fornecedores, clientes e bancos que, ao perceberem que você não está com a “faca no pescoço”, não conseguirão tirar vantagem de você em rodadas de negociação.

Essas forças proporcionam estabilidade e confiabilidade para desenvolvimento de planejamentos futuros.

Causas do problema

Existem alguns comportamentos no controle financeiro que podem dar indícios se o seu Capital de Giro está comprometido. Geralmente, passam por problemas relacionados ao assunto empresas que:

  • Oferecem prazos de parcelamento muito elásticos para clientes, além da sua capacidade de custear esse “empréstimo”.
  • Pagam seus fornecedores à vista com prazos curtíssimos de carência e parcelamento.
  • Possuem grandes volumes de estoque de produtos acabados ou insumos em transformação.
  • Não analisam juros de empréstimos e dívidas, correlacionando-os com números de faturamento e lucratividade.

Ciclo de Negócio, Operacional e Financeiro

Está suficientemente claro que a gestão do Capital de Giro depende basicamente de como você planeja a ocorrência de eventos relacionados ao seu Contas a Pagar, Contas a Receber e Estoque, correto? O que precisamos entender agora, antes das dicas, é que essa ocorrência de eventos, que vai desde a negociação com fornecedores até o recebimento pelas vendas, é chamada de Ciclo do Negócio, que é subdividido em Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro.

Como você pode ver na imagem acima, o Ciclo Operacional é a janela de tempo desde a aquisição da matéria-prima para produção do seu produto até o recebimento por sua venda. Já o Clico Financeiro é o tempo entre o pagamento do fornecedor e o recebimento das vendas.

Dicas para formar um bom Capital de Giro

Indo às dicas do artigo, podemos dizer que, para formar um bom capital de Giro, você precisa fundamentalmente de um controle sempre atualizado das informações. E mais do que isso, precisa encontrar meios de posicionar os itens 1 a 6 ao longo da linha do tempo do Ciclo de Negócio, preferencialmente seguindo as orientações abaixo:

  • Item 2 o mais distante possível do item 1: Tente pagar seus fornecedores sempre a longo prazo e/ou com a maior carência possível (avalie bem as condições de juros incidentes no parcelamento).
  • Itens 1, 2 e 3 com o menor espaço entre eles: Tente reduzir ao máximo o tempo entre a compra do produto do fornecedor até a sua disponibilização nos pontos de venda (compra não é pagamento). Quanto mais rápido ele estiver à disposição do cliente, menor será seu Ciclo Operacional e menor será a necessidade de ficar negociando dívidas com o fornecedor ou com bancos.
  • Itens 3 e 4 com a menor espaço entre eles: Divulgue seu produto e faça promoções. Tente reduzir ao máximo o tempo entre a disponibilização do produto nos pontos de venda e a efetiva venda ao cliente. Assim como o item acima, quanto mais rápido você conseguir vendê-lo, menor será seu Ciclo Operacional e menor será a necessidade de ficar negociando dívidas com fornecedor ou com bancos.
  • Itens 4 e 5 com a menor espaço entre eles: Tente receber dos clientes à vista ou no menor prazo possível. Às vezes vale muito a pena dar um bom desconto para ter o dinheiro disponível em caixa para alavancar sua operação e reduzir ou evitar juros de parcelamento com fornecedor ou juros de crédito.
  • Transforme o item 2 no novo item 6: Não é fácil, mas se conseguir que o pagamento ao seu fornecedor ocorra depois de receber do seu cliente, conforme a imagem abaixo, ótimo! Nesse cenário você conseguiu a façanha girar o seu negócio sem gastar nem um centavo: apenas com capital de terceiros, ou seja, do seu fornecedor.

E para você ter uma ideia final da importância que grandes empresas dão à movimentação destas etapas, leia no artigo Inovação Operacional: sua empresa com padrão único de produtividade, um exemplo da articulação que a rede varejista Wal-Mart e a Indústria de moda Zara fizeram que as ajudou a serem as gigantes que todos conhecem.

Então, depois de ler esses 2 artigos, podemos dizer que sua empresa estará financeiramente mais preparada para ser mais competitiva e crescer? Conte-nos o que achou das informações e se tem alguma dica complementar que pode enriquecer esse tema.


A Molde é uma empresa que dedica seus esforços para apoiar organizações empresariais a alcançar novos patamares de competitividade de mercado e acreditamos que esse objetivo se dá por meio de pilares que promovem a estabilidade operacional, a inteligência estratégica e a inovação da oferta. Certamente iremos encontrar o caminho ideal para que a sua empresa alcance esse novo patamar de competitividade!